Pular para o conteúdo principal

Toscana de Vespa




Nossa viagem de 10 dias pela Itália contou com uma semana de Toscana, com VESPA.
Chegamos em Milão, alugamos um carro já no aeroporto. Ficamos em Milão apenas por uma noite, para poder comprar os capacetes Vespa no dia seguinte à chegada, que foi domingo. Escolhemos um minúsculo hotel bem pertinho da loja. Fomos jantar no Giacomo Bistrô a pé e passear um pouquinho por ali.

No dia seguinte, fomos à loja comprar os capacetes, e rumar para Montepulciano, nossa base por 7 noites na Toscana. Escolhemos ficar lá porque a proposta é fazer passeios de Vespa pelas charmosas estradas provinciais da Toscana e conhecer as cidadezinhas medievais. Como já conhecemos as grandes - Firenze, Lucca, Pisa e Siena - escolhemos Montepulciano que tem estrutura (leia-se: onde alugar a Vespa) e fica a pequenas distâncias das cidadezinhas pretendidas. Fomos de carro alugado até lá, cerca de 5 horas de viagem.

Chegamos à tarde no hotel, um Agriturismo - hospedagem rural, em uma vinícola, com chalés e piscina bem convidativa e que veio bem a calhar - este ano o verão estava de lascar na Europa. Direto para piscina. Depois, jantar no La Casina - restaurante em San Albino, caminho para Chianciano, no meio da estrada. Casarão com super gramado e vista linda e cozinha deliciosa! Com vinho Nobile de Montepulciano, a massa com trufas brancas, aquelas brusquetas de entrada, saladinha!! Chegamos na Italia mesmo...







No dia seguinte de manhã, sem pressa, fomos pegar a vespa. Alugamos na Vintage Tours (info@vintagetours.it). Surpresa!! Mudaram de endereço, sem nos mandar nenhum email, agora ficam na estrada para Pienza, quase chegando lá, uns 10km de Montepulciano. Ainda bem que estávamos de carro.... Bom, a Vespa primavera branca estava lá reservadinha para nós. Se não levar os seus, eles têm capacetes e bandanas.

Nesses dias fomos visitar, sempre por estradinhas provinciais:

Pienza - onde fica o  palácio onde filmaram Romeu e Julieta do Zeffirelli. Cidade linda, produtora de queijo pecorino. É Patrimônio Mundial pela UNESCO, e uma das mais lindas da Toscana. Minha preferida.

San Quirico D'Orcia - super gracinha, pequena e no caminho muitas plantações de uva, os típicos ciprestes e muitas vinícolas.

Montalcino - cidade famosa pelos vinhos Brunellos, legal de passear,  comer e beber bem.

La Foce - propriedade com casarões e jardins, onde é possível visitar apenas os jardins, sempre à tarde.

Chianciano cidade antiga pequena e não muito interessante; Chianciano Terme é a cidade nova,  cheia de hotéis anos 60 e termas, meio démodé.

Montepulciano: Foi na piazza central que filmaram cenas do último filme do Crepúsculo. Além dela, o Palazzo Comunale, a Fortezza onde vimos uma mostra comemorativa dos 500 anos do Leonardo da Vinci e tomamos vinho com queijos, e os subterrâneos da Fatoria Talosa, uma adega e loja com degustação de vinhos. Concerto no Palazzo Ricci. Passear pela cidade e apreciar a vista para o vale. Muitos restaurantes no centro histórico.

Bagni San Filippo - também pertinho de Montepulciano, esse lugar tem piscinas naturais termais com formações rochosas todas brancas de tanto calcáreo e água morna azul claro.

Montefollonico -  Vilarejo no alto da montanha entre Pienza e Montepulciano, construções de pedra desde o século XIII, parece uma cidade medieval perdida no tempo. Mas lá tem um restaurante ótimo que vale a pena reservar para o jantar. Além da vista e do charme do lugar meio deserto, pouquíssimas pessoas na rua...

Murlo - cheia de flores, cidade fantasma, toda de pedras, muito bucólico. 17 habitantes!

San Giminiano - famosa pelas muitas torres (eram mais de 70, agora restam 14), a cidade é bem movimentada de turistas, mas vale o passeio. Não esquecer de tomar o famoso e super gostoso gelato  Dondoli.

Cortona - onde se passa o filme Sob o sol da Toscana, no alto da montanha, claro.

Trequanda - Pertinho de Montefollonico, achamos essa vilazinha bonitinha com um belo café na praça, de um casal vegano bem simpático.

Monteriggioni  - toda cercada pelo muro no alto da montanha, super gostoso de andar pelas ladeiras, algumas escorregadias, calçamento de pedra! Pequena e tranquila, foi citada na Divina Comédia, de Dante. É muito lindinha. Dá para andar a pé pela muralha toda.


Pitigliano - mais longe - cidade construída em cima de um penhasco, é muito diferente e vale a pena o passeio, com uma sinagoga antiga. Lá viviam muitas famílias judias.


Restaurantes que valem a pena:
Em San Albino, entre Montepulciano e Chianciano, fica o Restaurante La Casina - já mencionei no começo do post.

Em Montefollonico:  Osteria La Botte Piena precisa reservar.

Em Chianciano: Pizza Rosso Vivo, dentro de uma rosticeria, super despojado o lugar, mas tem um pizza excelente que nos recomendaram. SUPER BARATO.


Depois, sem Vespa, fomos passar dois dias em Mandello del Lario, pertinho de Como, onde fica a sede da Moto Guzzi, e tem o atrativo do lago. Estava tão quente que nadei no lago para experimentar. Lá fomos visitar o museu da Guzzi, que abre diariamente das 15h às 16h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagem para Islândia

Islândia estava na lista de lugares fazia um tempo, desde que amigos contaram como é interessante e bonito o país gelado.  Então, resolvemos viajar para Islândia na época propícia a ver a Aurora Boreal. Ou seja, inverno. Janeiro não foi recomendado, dias muito curtos e muito muito frio. Já fevereiro, apesar de frio, os dias com claridade já são mais longos (amanhece por volta de 9h da manhã e anoitece por volta de 17h30, mais ou menos), e o frio não é insuportável.  Além de que as chances de ver a aurora são bem grandes.  Decidimos contratar a parte terrestre da viagem para Islandia com uma empresa brasileira especializada em países nórdicos e caçadas à Aurora Boreal - BOREALIS - para que nada desse errado e maximizar nossas chances.  Super recomendo, deu tudo certo e correspondeu às nossas expectativas. Eles nos recomendaram a chegar na lua nova para que durante nossa estadia (uma semana lá) fosse entre nova e crescente, com maiores chances de ver a Aurora. Lua chei...

IPVA 2021 - SP

Para 2021 haverá aumento na taxa de licenciamento a partir de 14 de janeiro de 2021. Até esta data, o valor é R$ 98,91. Após 14 de janeiro, sobe para R$ 131,80.  Este ano não haverá cobrança do DPVAT. https://www.uol.com.br/carros/noticias/redacao/2020/12/30/licenciamento-2021-em-sp-tem-reajuste-de-54-veja-calendario-e-como-pagar.htm  Calendário para pagamento do IPVA de 2021,  em SP: Fonte: https://portal.fazenda.sp.gov.br/ Para consultar os valores por Renavam, acesse o link abaixo: https://www.ipva.fazenda.sp.gov.br/IPVANET_Consulta/Consulta.aspx  

Viagem de moto para Ushuaia - verão 2017

Há tempos que fazer uma viagem grande de moto estava nos planos, principalmente dele. Agora não havia mais desculpas: moto boa, filhos cresceram… então vamos? Vamos. No fim de janeiro, começo de fevereiro de 2017! E o roteiro escolhido foi Ushuaia - Terra do Fogo, sul do sul da América. Planeja daqui, pesquisa dali, chegamos à conclusão de que desde SP até lá e volta iriam 30 dias. Eu estava disposta a ficar 20 no máximo. Resolvemos que ele sairia com a moto daqui até Buenos Aires, indo pelo Uruguai, e nos encontraríamos em Buenos Aires. Na volta, eu voltaria também de Buenos Aires de avião e ele continuaria de moto até São Paulo. A moto em questão é uma BMW 1200 GS, ano 2008. Revisão completa, pneus, óleo e filtros novos, malas laterais e top case. O tank bag se mostrou muito útil também, além das malas internas das malas laterais. De tanto que falaram, achamos por bem levar um tanque extra, de 7 litros fixado acima do top case. Levamos um GPS, que enquanto funcionou se mostrou mu...