Programamos uma viagem para conhecer Pirenópolis, cidade histórica em Goiás, que entrou no radar depois de relatos de amigos e quando conhecemos os donos do Museu Rodas do Tempo em um Pé na Tábua, evento de motos antigas.
Havia vários atrativos: relativamente perto, coisa para 5 dias... estradas boas... cidade tipo Tiradentes/Paraty com muitas cachoeiras... hotéis bons.... restaurantes idem. E, para completar, tem lá o Museu Rodas do Tempo de motos e bikes antigas.
Inicialmente, a viagem não seria de moto.... mas que dúvida? Lá fomos nós em mais uma aventura na moto GS 1200.
Dia 1 - Saímos de casa às 9h, pela Rodovia Bandeirantes, depois Anhanguera rumo a Uberaba e Goiás. Rumamos para Catalão, onde chegamos às 17h. Foram 687 km de viagem tranquila, tempo nublado para aberto, temperatura amena e sem chuva! Estrada boa, meio monótona de tão reta, é duplicada em SP e MG e pista simples em GO. Vários pedágios para moto, o que é sempre chato porque atrapalha demais o motoqueiro. Enfim...
Dia 2- Saímos às 10h de Catalão e rumamos para Pirenópolis (Piri para os locais), sempre estrada simples, pouco de buracos (sem pedágio) e até passando dentro de algumas cidades. Mas a distância era pequena, 333 km. Foi rápido e o tempo estava bom, não quente demais, perfeito. Ficamos hospedados no Hotel Villa do Comendador que fica a 2km do centro histórico da cidade. Chegamos às 14h.
Relaxamos na piscina e depois fomos passear no centro histórico. Jantamos no hotel, porque os dois restaurantes que tinha escolhido estavam fechados, só abrem de quinta a domingo e era quarta-feira. A cidade é bem lindinha, montanhosa, calçamento de pedras retangulares e meio instáveis para a moto. Mas tudo certo, sem queda. Cheia de igrejas, casas preservadas e coloridas, bem estilo Tiradentes mesmo. Muitos turistas, hotéis, restaurantes e lojinhas de artesanato e pedras. Gostei! Tomamos um bom sorvete artesanal no centro histórico. Quando anoiteceu, fomos para o hotel jantar um picadinho ao molho champignon com arroz, ovo e batata. E salada, claro! hummm....
Dia 3- Saímos às 10h do hotel depois de um ótimo café da manhã e fomos de moto para o museu Rodas do Tempo, que fica na cidade, mas não exatamente no centrinho histórico, lá deve ser a parte moderna da cidade. Bem perto ficam os dois postos de gasolina da cidade, um deles só trabalha com dinheiro!
O museu é bem arrumado, boa estrutura. São 5 galpões com bikes e motos antigas. Tem Vespas, Harleys, Guzzi, Caloi, Mobilette, etc. E até Romisetta e Velosolex. Fica aberto de quinta a domingo, das 9h às 17h e custa R$ 20,00 por pessoa, aceita cartão.
De lá, fomos para a Reserva do Abade ( estrada de terra uns 8km) e lá fizemos a trilha maior, de 2400m bem fácil. A trilha com caminho de pedras bem sinalizado, passa por 3 mirantes e 4 cachoeiras. Entrei em 3: a menor do Sossego, a Landi (gostei, bem refrescante). E a maior delas, a do Abade, com 22m de queda d' água. Deliciosas.
A entrada na reserva custa R$40,00 por pessoa podendo ser em dinheiro ou débito.
Voltamos às 16:30 para o hotel. Piscina (aqui vale registrar um porém: as duas piscinas são aquecidas, não dá para nadar!!) . À noite fomos jantar em Piri no Umami Bistrô. Reservamos para não correr riscos, mas estava tranquilo. Muito bom o restaurante e aconchegante. Escolhi um risoto de linguiça com queijo meia cura delicioso. Não aceita cartão de crédito, somente débito. (parece o padrão da cidade).
Dia 4 - Ficamos na piscina do hotel até 11:30. Checkout às 11:50 e saímos de Pirenópolis rumo a Uberlândia, onde chegamos antes das 17h. Foram 453 km. Viemos por Goiânia, estrada bem melhor que a da ida, toda duplicada desde Anápolis.
Em Uberlândia ficamos num hotel ótimo (Gran Executive Hotel) com piscina bem geladinha, eu estava precisando dar uma nadadinha. Acomodações excelentes! Fomos jantar no shopping a 5 min a pé do hotel. Comemos no Carameli, comi creme de mandioquinha com carne seca desfiada, leve e bom.
Dia 5- Saímos de Uberlândia às 10:20 e chegamos 16:15 em casa. Super bem, mas muito calor, pegamos 38 graus na estrada perto de Ribeirão Preto. Um bafo!!!
O saldo foi excelente, boa escapada! Sem nadinha de chuva, rsrsrsrs.
O saldo foi excelente, boa escapada! Sem nadinha de chuva, rsrsrsrs.
Comentários
Postar um comentário