Nós fizemos a viagem só para o Atacama, sem parar em Santiago, mas se você quiser pode combinar com Santiago duas ou três noites na volta ou na ida. Em Santiago, de outra vez que fomos, ficamos no Hyatt e foi ótimo.
Bom, nós fomos direto para Calama, depois da conexão em Santiago (pegamos o vôo de SP-Santiago às 16h) e chegamos em Calama às 22:40. Lá, pegamos um transfer para San Pedro de Atacama com a Licancabur. O aeroporto é pequeno, assim que você sai já vê as três agências que fazem o transfer e te deixam no hotel. Eu reservei antes pela internet (reservastransfer@gmail.com). Custa 20.000 pesos chilenos (aproximadamente 30 dólares) por pessoa ida e volta, você já deixa paga e agendada a volta, eles te buscarão no hotel. Aceita cartão de crédito.
Hotel ficamos no Hotel San Pedro de Atacama (reservas-cjc2@dahoteles.com). Não é luxuoso, mas é confortável, o melhor localizado de todos! E a piscina realmente vale a pena! Ficamos 6 noites. Chegamos bem de noitão. Então foram 5 dias inteiros. No último saimos de manhã cedo para o aeroporto e voltamos.
Recomendo ir no verão, mesmo assim, faz frio de noite e de manhã cedinho. Durante o dia, um baita calor! E é muito muito seco!! Água, hidratante e protetor solar sempre!!!
Os passeios que você deve fazer são:
Laguna Cejar e ojos del salar - o máximo! A laguna é como o Mar Morto, a gente fica boiando o tempo todo, e a água é gelada.
Geyser del Tatio - esse sai às 5h da manhã do hotel mais ou menos, porque precisa chegar cedo lá em cima para ver os geysers ativos.
Lagunas Altiplanicas - lindo!
Vale de la Luna - sabe o filme com o Matt Damon, em Marte? Foi filmado lá!
Tour Astronomico - à noite, óbvio. O Chile tem as melhores condições para observação, tanto que o país possui muitos telescópios gigantescos, inclusive o SOAR que foi parcialmente bancado pela FAPESP.
Todos os tours fizemos com a agência Grado10. Reservei pela internet, paguei com carão 50% de sinal e 50% qdo cheguei lá, paguei o restante também com cartão (vai um pouco antes do passeio). info@turismogrado10.com.
Precisa levar dinheiro para pagar as entradas nos parques nacionais que não estão incluídos e só aceitam em dinheiro. Acho que foram 30.500 pesos chilenos por pessoa, contando todas as taxas dos passeios.
Depois fizemos um tour astronomico. Não reservamos antes e quase não conseguimos. Então reserve e veja se não vai ser lua cheia, porque não tem passeio! A agência chama SPACE. Não tenho email, mas deve ser fácil achar. Pagamos com dinheiro. 17.000 pesos chilenos cada um.
Por último fizemos um tour para o salar de tara, que dura o dia todo. Reserve com a Maxim. 40.000 ou 45.000 pesos chileno cada um, com dinheiro.
Os restaurantes quase todos aceitam cartão, um ou outro que não aceitava. Ficam todos ou quase na Caracoles (a 5a. avenida de San Pedro), lembro de um deles - BLANCO - que era delicioso! Mas no geral, gostamos de vários.
Comentários
Postar um comentário